sexta-feira, 15 de junho de 2012

Review: Eagle Classic Series EGA 07120

A Eagle Classic Series EGA 07120 é uma sanfona de 120 baixos, 41 teclas e 7 registros. Você pode conferir uma foto.

foto sanfona Eagle Classic Series EGA 07120
Eagle Classic EGA 07120

A EGA 07120 é uma sanfona que pesa em torno de 12Kg, logo é uma sanfona pesada. Por ter um tamanho grande, quando você estiver utilizando-a perceberá que é difícil enxergar que botões ou teclas tocará, dificultando o aprendizado. Consegui adquirir este modelo, de segunda mão, pelo valor de R$ 1.700,00 (referência abr/2012). Uma nova custava em torno de R$ 2.700,00 naquele mesmo período.

As teclas são macias, facilitando a digitação. O fole tem uma pressão boa, e pelo próprio peso da sanfona facilita sua abertura e seu fechamento. No entanto considero os botões dos baixos razoavelmente duros de serem pressionados e barulhentos, gerando certa dificuldade inicialmente, mas algo superável. Imagino que sanfonas mais caras tenham estas características mais bem elaboradas.

Estou satisfeito com a sonoridade da sanfona, e com 7 registros disponíveis, é possível ter uma variação interessante de timbres.

Pelo peso da sanfona, rapidamente você irá querer sentar para tocar. Aconselho colocar uma alça vertical de costas para diminuir um pouco a tensão e aumentar o conforto. Acho que sanfonas mais caras devem pesar em torno de 8Kg, o que é deve ser uma maravilha comparados com 12Kg.

O teclado possui 41 teclas, o que dá mais quase 3 oitavas e meia, uma extensão razoável para tocar vários tipos de músicas. Com os 120 baixos é possível encontrar os acordes mais necessários na maioria das músicas, assim como uma coluna de acordes diminutos para dar mais opções ao músico.

Conclusão


Dadas as características da sanfona Eagle Classic Series EGA 07120, não considero uma boa opção para iniciar os estudos, principalmente pelo fator peso e tamanho. Para quem não está acostumado, pegar 12Kg nas costas é algo que você vai conseguir passar aproximadamente meia-hora em pé sem sentir desconforto, depois disso você irá querer encontrar a cadeira mais próxima para sentar. E pelo tamanho, pelo fato de ser difícil de enxergar o que está sendo feito, complicando o aprendizado. Assim, acho que sanfonas com 80 baixos são mais ideais para começar os estudos.

Por outro lado, as sanfonas de 80 baixos possuem a coluna de acordes diminutos suprimida, ou seja, em algum momento você irá precisar deles. Neste momento possivelmente começará a sentir necessidade de comprar outra sanfona.

Enfim, estão aí minhas opiniões. Adoraria saber outras opiniões sobre outras sanfonas também.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário