quinta-feira, 14 de junho de 2012

Capítulo 4 - Exercícios (Asa Branca)

Quando vamos tocar a primeira música? É, essa é uma angústia que também sinto. Quero passar a tocar alguma coisa logo. Estes exercícios são meio chatos de ficar repetindo. Concordo! Bem, nada melhor do que misturar um exercício com uma música então. Se você achar que já está confortável, o que depende de pessoa para pessoa, tente o seguinte.

A música é Asa Branca. É uma música bem simples e já anima um pouco a continuar nos estudos. Se as notas que deverão ser tocadas no teclado. Por enquanto vamos fazer sem baixos (mão esquerda). Coloquei a letra e as notas a serem tocadas para tentar dar uma idéia de tempo.


C      D      E     G    G    E    F    F
Quan / do / olhei / a / ter/ ra / ar / dendo
C       D     E     G    G     F      E
Qual / fo / guei / ra  / de / São / João


C     C     D     E    G    G   F       E    C     F
Eu / per / gun / te / ei / a / Deus  / do / céu / ai
 E     E     D    D     E     D    D   C    C
Por / quê / ta / ma / nha / ju / di / a / ção





O resto da música segue semelhante. Tente estudar com calma e verificar o tempo de cada nota, principalmente. Aliás, tempo/ritmo é a coisa mais difícil de aprender em música, nesse começo. Quando você superar essa barreira verá que as coisas fluirão com mais tranquilidade, na minha avaliação. E sabe porque digo isso? Porque saber que nota tocar é fácil. Está aí em cima, por exemplo. Coloquei todas as notas a serem tocadas. Agora, saber o quanto tocar cada nota, quando mudar a nota, essas são coisas que virão com um pouco mais de treino no instrumento e treino do seu ouvido, da sua audição. Mas não desanime, faz parte do aprendizado. Também senti isso, mas considero que já superei esse degrau.

Segue o áudio para lhe ajudar nos seus estudos.
Exercício - Asa Branca

Até a próxima.

2 comentários: