Nos últimos posts falamos de acordes básicos: maiores, menores, sétima maior e sétima menor. Mostramos a formação de cada um deles, conforme segue nas tabelas abaixo:
Acordes maiores e menores |
Acordes com sétima |
Veja que o acorde de Cm (dó menor) por exemplo, é formado por C Eb G. Com a Inversão de Acordes você pode fazer tais notas na sequência desejada de forma que facilite tocar uma música sem precisar movimentar muito as mãos. Por exemplo: Se Cm é C Eb G, então Eb G C também será Cm. Veja abaixo:
Foto acorde dó menor |
Foto acorde dó menor com inversão |
Veja nas figuras acima que o mesmo Cm (dó menor) está representado, e se tocado nos dois formatos tem o mesmo som. Experimente! Não está nas figuras acima mas a inversão G C Eb também é um Cm. Ou seja, para cada acorde formado por 3 notas, temos o acorde original e mais 2 inversões. Para acordes com 4 notas, temos o acorde original e 3 inversões possíveis.
Como exercício, faça as inversões possíveis para todos os acordes maiores e menores. Depois de ter a tabela de inversões montada, exercite e comece a utilizar as inversões e você verá como facilita a execução de uma música.
Até o próximo post.
seu blog é otimo pra quem está começando,e desde já agradeço por ter essa inciativa
ResponderExcluirAgradeço. Em breve colocarei mais alguns conceitos e lições bem interessantes. Fique de olho.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvc poderia postar asa braca completa agradecido
ResponderExcluirEstou tentando organizar uns exemplos interessantes para postar no blog. Fica atento.
ExcluirTambém quero asa branca completa!
ResponderExcluirAcho que vou postar um vídeo, é mais fácil e mais intuitivo.
ResponderExcluir