quinta-feira, 14 de junho de 2012

Capítulo 7 - A matemática da música II

No capítulo anterior falamos dos acordes maiores e menores. Mostramos que a fórmula de cada um deles é:
  • Acordes maiores: 1 + 4 + 3, onde (1) é a própria nota, (4) são 4 notas a frente, (3) são 3 notas a frente da nota anterior.
  • Acordes menores: 1 + 3 + 4, onde (1) é a própria nota, (3) são 3 notas a frente, (4) são 4 notas a frente da nota anterior. 

Se não lembra exatamente, confere lá no capítulo 6.

Para este post falaremos dos acordes com sétima, que são tétrades, ou seja, formados por 4 notas e tem a formação: (acorde maior/menor) + 3.

É fácil notar então que os acordes menores ou maiores possuem sétima, então a fórmula seria a própria forma do acorde + 3 notas a frente da última nota. Por exemplo:
  • Acordes maiores com sétima. 
    • C7 (dó maior com sétima) = (1 + 4 + 3) + 3. 
    • Sendo assim temos: C7 = C E G Bb
  • Acordes menores com sétima. 
    • Cm7 (dó menor com sétima) = (1 + 3 + 4) + 3. 
    • Sendo assim temos: Cm7 = C Eb G Bb
Mostrei o exemplo de dois acordes o C7 e o Cm7. Como no capítulo anterior, sugiro que faça uma tabelinha com todos os acordes com sétima e veja se fica assim:

Mapa de acordes com sétima
Mapa de acordes com sétima

Exercite cada acorde, memorize as notas e execute no teclado do acordeon todos eles. Faça isso até sentir-se confortável com cada posição. Perceba que nos baixos do acordeon a coluna 5 são os acordes maiores com sétima. Não temos nenhuma coluna com os acordes menores com sétima.

Exercite também os acordes maiores com sétima nos baixos e encontrando cada um no teclado e vice-versa.

Pronto, agora você já está sabendo 48 acordes diferentes e que formam os acordes básicos para a linguagem musical. Com esse conhecimento você já conseguirá tocar muitas das canções existentes atualmente.

Como comentei anteriormente, o ritmo é uma parte muito importante da música, vamos discutir melhor sobre ele nos próximos capítulos. Até aqui atenha-se a conhecer o seu instrumento e descobrir onde cada coisa está. 

O mesmo conhecimento se aplica para você que toca algum outro instrumento, como violão, cavaquinho, sax, por exemplo.

Até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário