quinta-feira, 14 de junho de 2012

Capítulo 5 - Acordes (definições)

Falamos em notas musicais e já citamos o nome acordes nos capítulos anteriores, mas o que são esses acordes?
De forma rápida, um acorde é um conjunto de 3 ou mais notas tocadas em conjunto.
Essa é uma definição simples, mas para quem está começando não responde exatamente para que servem, por que existem acordes. Talvez, com o tempo você perceba que as músicas quando tocadas apenas utilizando-se de uma nota por vez elas são "vazias", "sem preenchimento", "sem beleza" talvez. Então acho que é possível dizer que os acordes preenchem os espaços das músicas, eles as tornam mais belas, dão a sensação de que a música está completa.

No geral, as músicas são formadas por uma linha principal, que normalmente, é aquilo que conseguimos cantarolar. Além da linha principal temos todo o acompanhamento, que é muito influenciado por acordes. Enfim, acho que essa é a melhor conceituação teórica do assunto que consigo ter no momento. Deixo aberto a discussão para os que quiserem contribuir.

Os acordes possuem uma divisão, e cada uma das 12 notas fundamentais possuem seus acordes. A divisão dos acordes é grande, no entanto para começar o assunto vamos focar nas 3 divisões básicas:
  • Acordes maiores. Representados pela letra da nota apenas. C (dó maior), E (mi maior) e assim por diante.
  • Acordes menores. Representados pela letra da nota seguida de um "m" minúsculo. Cm (dó menor), Bm (si menor), F#m (fá sustenido menor) e assim por diante.
  • Acordes maiores com sétima e acordes menores com sétima. Representados com um "7" após o acorde. C7 (dó maior com sétima), Ebm7 (mi bemol menor com sétima), Fm7 (fá menor com sétima), G7 (sol maior com sétima), F#7 (fá sustenido maior com sétima) e assim por diante.
Por enquanto vamos conversar apenas sobre estas divisões de acordes básicos. Se fizermos uma conta rápida temos 12 notas fundamentais, e cada uma com 4 acordes básicos (maiores, menores, maiores com sétima e menores com sétima), se não fiz as contas erradas, teremos 48 acordes para aprender. Como pode?!?! Difícil!!! Calma. Vamos continuar com calma. Mais a frente esses já estarão tão treinados que você vai querer aprender mais.

Vamos aos detalhes no próximo capítulo.

Até lá...




Nenhum comentário:

Postar um comentário