segunda-feira, 28 de maio de 2012

Capítulo 2 - Notas

Depois de aprender as notas e a sequência entre elas, vamos ver como funciona e onde você encontra cada uma delas no instrumento.

A sanfona é composta por um teclado (mão direita) e um conjunto de botões ou baixaria, como é conhecido também, que fica na mão esquerda. Falando do teclado temos o seguinte:

Teclado


O teclado da sanfona ou mesmo de um piano é composto por um conjunto de teclas (brancas e pretas). As teclas repetem um determinado padrão, que se você juntou as peças, deve ter percebido que de 12 em 12 o padrão se repete. Veja que as teclas pretas estão dispostas de forma que temos 2 juntas, depois 3 juntas, depois 2 juntas, depois 3 juntas e assim por diante. Perceba o que estou falando no teclado da figura acima.

Muito bem! Agora vamos encontrar cada nota. Veja a figura abaixo.



Ache um C (dó). Veja que eles estão sempre abaixo de uma tecla preta que aparece no padrão de 2 pretas juntas. A partir do C (tecla branca) subindo para tecla preta temos um C#, e seguindo as teclas, perceba que a sequência é exatamente aquela mostrada no post anterior (Capítulo 1).

No piano, se você toca as notas no sentido esquerda para direita, você perceberá que as notas irão ficar mais agudas. No outro sentido (direita para esquerda), as notas ficarão mais graves. Na sanfona, a lógica é: de cima para baixo, as notas ficam mais agudas. De baixo para cima, mais graves. Por exemplo, encontre um C no teclado da sanfona. Encontre um outro C mais abaixo no teclado. Ambos são a mesma nota, no caso C (dó), no entanto uma delas é mais aguda que a outra. Essa lógica funciona para todo o teclado e para qualquer nota.

Agora pratique e aprenda todas as 12 notas existentes de forma que você consiga achar rapidamente qualquer uma delas. Faça isso até ficar confortável com o posicionamento das notas no teclado. Precisaremos disso mais a frente.

Até a próxima.

Capítulo 1 - Notas

Vamos falar primeiramente das notas musicais, quais são e qual a nomenclatura utilizada. Essa parte não exige necessariamente um instrumento, até é melhor que seja um decorada, aprendida, internalizada, seja lá como queira chamar.

Aprendendo a nomenclatura das notas:

Notas musicais



O dó é conhecido como C em partituras e tablaturas, e assim por diante, conforme figura ao lado. É importante ter estas informações na cabeça pois muitos materiais de música referem-se as notas com esta nomenclatura.






Depois de aprender a figura acima, é importante aprender a sequência das notas musicais. Veja figura abaixo:

Sequência das notas musicais
A figura representa todas as notas musicais existentes. Ué, e são 12 notas fundamentais? Isso mesmo, são 12 notas. Começando do Dó (C) inicial, seguimos para o Dó sustenido (C#), e assim por diante. Leia # (sustenido) e b (bemol), ex.: Ab seria Lá bemol.

Desenhei as notas em um ciclo para representar exatamente isso, as notas são cíclicas, ou seja, em qualquer instrumento musical esse conjunto de 12 notas se repetirão. No caso da sanfona (42 teclas, por exemplo), as 12 notas se repetirão várias vezes dentro do teclado. Vamos visualizar melhor isso em um próximo post, por enquanto, atenha-se a aprender a sequência.

Entre uma nota e a sua sucessora/antecessora imediata existe 1/2 tom (meio tom).  Isso é uma definição também, será importante mais para frente. Como exemplo, de C para C# temos 1/2 tom. de Ab para Bb temos 1 tom (1/2 + 1/2), e assim por diante.

Como exercício, aprenda as notas e sua sequência nos dois sentidos, indo e voltando. Você precisará dessa sequência na cabeça para o próximo post.

Por enquanto é isso. Até mais...